Coloproctologia - Perguntas respondidas
-
A fissura anal pode ser tratada de duas formas: clinicamente ou cirurgicamente. O tratamento clínico envolve o uso de medicações tópicas, orais e mudança de hábitos, porém a fissura pode retornar. O tratamento cirúrgico em geral resolve o problema que mantém a fissura. Porém, é importante lembrar que mesmo com o tratamento cirúrgico pode haver retorno do quadro em poucos casos. O melhor é procurar um médico especialista para indicar o melhor tratamento.
-
O exame clínico de hemorroida é feito em 3 etapas: inspeção, toque retal e anuscopia. Então, o toque faz parte da avaliação da região, sim.
-
Evacuação incompleta e os sintomas relatados costumam coexistir em muitos pacientes. É possível que você tenha algum grau de constipação intestinal e talvez tenha alguma patologia anorificial associada, como fissura anal ou hemorroida.
Procure um médico coloproctologista ou cirurgião do aparelho digestivo para condução desse problema.Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos SantosCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia GeralVila Velha / ESSolicitar agenda