Hepatologia - Perguntas respondidas
-
A gordura no fígado precisa ser estagiada pois pode levar à cirrose e câncer de fígado. O ultrassom não é o melhor método de avaliação. Consulte um hepatologista, presencial ou online, para avaliar melhor o seu caso, atenciosamente.
-
É preciso investigar pois as enzimas hepáticas (entre elas a TGO) podem estar alteradas em diversas situações: uso de medicamentos, gordura no fígado, uso de álcool, hepatites virais, entre outras.
-
Nódulos calcificados podem ser desde achados radiográficos, com calcificações residuais de alguma infecção já resolvida. Podem ser granulomas ou calcificações presentes em algumas neoplasias, como no adenoma. Procure o hepatologista para melhor esclarecimento. É preciso analisar cada imagem e cada história clínica pregressa.
-
Primeiramente, é preciso saber se você apresenta apenas esteatose hepática ou esteatohepatite. Se faz uso ou não de álcool. Pois existem as esteatohepatites alcoólicas e as não alcoólicas. Se a causa for não alcoólica, uma dieta balanceada o ajudará, mas se as transaminases estiverem alteradas, melhor procurar um hepatologista.