Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

A minha filha tem escoliose e outros problemas de coluna. Qual seria o melhor especialista pra ela? Ela só tem 10 anos.
  • Olá, tudo bem? Tudo depende da natureza desta escoliose - ela é secundária a alguma doença neurológica diagnosticada? Caso não, recomendo que procure um ortopedista especialista em coluna vertebral, caso haja na sua região. Se houver doença neurológica, certamente o acompanhamento conjunto do neurologista com o ortopedista será de grande valia para o tratamento adequado dela. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.

    0
    Dr. Marcio Antonio da Silva
    Dr. Marcio Antonio da Silva
    Neurologia
    Americana / SP
    Solicitar agenda
Meu filho não consegue concentrar na escola, não copia nada. Levei ele ao neuro, ele sem pedir nenhum exame receitou ritalina. Ele começou a passar mal todos os dias na escola, eu tirei a ritalina, eu queria saber se tem outro remédio para concentrar
  • Olá, tudo bem? Recomendo que retorne ao neurologista clínico ou ao neuropediatra e informe a ocorrência dos efeitos colaterais. Caso seu filho seja portador de TDAH, há outros tratamentos que podem ser feitos no sentido de ajudá-lo. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.

    0
    Dr. Marcio Antonio da Silva
    Dr. Marcio Antonio da Silva
    Neurologia
    Americana / SP
    Solicitar agenda
Meu filho está com 5 meses, mas ele é molinho e está com a cabeça tortinha. Eu acho que é plagiocefalia posicional.
  • Caso seu filho seja molinho e não consiga manter a cabeça durinha com 5 meses, ele necessita de uma investigação neurológica para determinar-se o que está acontecendo. A plagiocefalia pode ser apenas uma consequência da hipotonia (o fato de ser molinho e manter a cabeça sempre numa mesma posição). Há necessidade de mais informações e seu filho precisaria ser examinado para saber-se a causa do problema dele.

    0
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Bom dia! Tenho um menino de 7 anos. A professora relata que ele se distrai com qualquer barulho e com isso acaba se atrasando nas atividades. É uma criança calma em sala de aula. Gostaria de saber se é caso de medicação ou somente acomp. psicóloga?
  • Olá, crianças que apresentam desatenção importante com prejuízo no desempenho escolar devem ser avaliados por um neurologista infantil que realizará uma entrevista junto à família e à criança com avaliação de relatórios preenchidos pela escola (relatório de desempenho escolar e comportamento) sendo realizados posteriormente alguns testes com a criança. Caso exista algum problema cognitivo comportamental ou dificuldades de aprendizagem identificadas, um tratamento será iniciado, seja ele com medicamentos (quando necessário) ou acompanhamento com um profissional especializado (psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos etc..).

    8
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Neurologia
    Neurologia Pediátrica
    Anápolis / GO
    Solicitar agenda
Minha filha tem 6 anos e anda sentindo muitas dores de cabeça. Levei ao oftalmo, ele disse que ela tem que usar óculos, porém, fiz mas ela ainda não usou. Não chegaram os óculos. Ontem 10/08 ela teve muita dor de cabeça e vomitou muito. O q pode ser?
  • Isso pode ser um quadro de enxaqueca... muito comum em crianças... é importante que seja avaliada por um neurologista com formação em pediatria.

    0
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Neurologia Pediátrica
    Petrópolis / RJ
    Solicitar agenda
  • Algumas crianças podem apresentar enxaqueca como os adultos, existindo um tratamento específico em crianças, porém apenas um neurologista infantil poderá realizar a avaliação e descartar outras causas importantes para este sintoma que sua filha apresenta.

    0
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Neurologia
    Neurologia Pediátrica
    Anápolis / GO
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.