Doutor Responde
Login

Neurologia - Perguntas respondidas

Bom dia! Estou com uma dor intensa nas duas pernas, dos joelhos até a planta dos pés. É uma dor misturada com fraqueza. Não estou conseguindo andar normalmente. Dói o tempo todo. Devo procurar um Neurologista ou Ortopedista?
  • Como a dor é um sintoma inespecífico e muito incômodo ao paciente, além de problemas articulares que o Ortopedista atenderia, muitas outras condições podem causar dores em membros inferiores. Talvez uma avaliação com neurologista seja uma boa opção, para começar a entender seu problema.

    0
    Dr. Bruno Gleizer da Silva Rigon
    Dr. Bruno Gleizer da Silva Rigon
    Neurologia
    Ji-Paraná / RO
    Solicitar agenda
Meu pai já fez vários exames e não tem um diagnóstico preciso sobre o problema de falta de equilíbrio das pernas. O que eu faço agora?
Minha mãe tem 76 anos e não consegue ficar muito tempo em pé. Fica toda bamba e acaba caindo. Não consegue segurar muito tempo a xícara de café, começa a tremer e deixa o objeto cair. Será que sua coordenação motora está ficando comprometida?
  • Boa noite. Existem vários motivos pelo qual uma paciente idosa pode não conseguir ficar de pé, variando desde causas cardíacas (hipotensão postural - baixa da pressão arterial quando fica de pé) até causas neurológicas. A associação com tremor pode sinalizar causas neurológicas. O ideal seria realizar um exame clínico e neurológico detalhado e avaliar se seria necessário algum exame complementar.

    3
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Tenho muita dor de cabeça e se tornou frequente, sendo que já fiz uma cirurgia de retirada de um tumor cerebral ("cavernoma") e depois de três anos essa dor de cabeça está me tirando o sono.
  • Olá, a sua dor de cabeça pode ou não ter a ver com o cavernoma. Caso queira e para avaliar melhor, o ideal é marcar uma consulta a fim de investigar a causa deste sintoma.

    0
Minha mãe foi avaliada, num tempo máximo de uns cinco minutos e foi diagnosticada com Alzheimer. Estou com receio de dar a medicação sem a realização de exames complementares. O que eu faço?
  • Se você tem dúvida sobre o diagnóstico, sempre vale a pena consultar uma segunda opinião. Em geral, o adequado é a realização de alguns testes no consultório (pequenas perguntas e tarefas). Também costuma-se solicitar alguns exames para excluir outros diagnósticos. O diagnóstico de Doença de Alzheimer é clínico, ou seja, não tem nenhum exame que confirma a doença, porém existem alguns problemas de saúde que podem simular ou agravar o quadro, por isso, pedimos alguns exames.

    40
    Dr. Fernando Jose de Sousa
    Dr. Fernando Jose de Sousa
    Neurologia
    Alfenas / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.