Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Minha mãe está com depressão, não sei mais o que fazer.
  • Depressão é uma doença que tira a qualidade de vida tanto do paciente como da família e daqueles que amam e se preocupam com o indivíduo acometido. Nestes casos, a avaliação médica é indispensável. Por mais que medidas alternativas e não farmacológicas ajudem, a grande maioria dos casos precisa de remédio para melhorar. Você deve procurar um psiquiatra ou geriatra para sua mãe.

    0
    Dr. Guilherme Liausu Cherpak
    Dr. Guilherme Liausu Cherpak
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Minha irmã de 64 anos não tem dormido bem e anda temerosa, muito ansiosa com a velhice. Tem sonhos à noite com os acontecimentos do dia. O que pode ser isso? Ela não tem problemas de saúde... tipo pressão alta, diabetes...
  • Olá. Bem pode ser Depressão ou início de demência. Busque atendimento com um geriatra.

    0
    Drª. Brenda de Carvalho Bráz
    Drª. Brenda de Carvalho Bráz
    Clínica Médica
    Nutrologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Início de diabetes provoca depressão?
  • Provoca sim. O açúcar em excesso no sangue pode afetar a nossa emoção. Aliás, qualquer distúrbio pode alterar a nossa emoção.

    0
    Drª. Brenda de Carvalho Bráz
    Drª. Brenda de Carvalho Bráz
    Clínica Médica
    Nutrologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Boa tarde, minha mãe tem 85 anos e vive na cama, não fala e se move só com ajuda. Teve 6 AVCs, atualmente teve problema de retenção de líquido e muita secreção nos pulmões. Minha dúvida é o inchaço só numa mão, que não melhora e Dr. diz pra aguardar.
  • Para isso ser avaliado, há necessidade de outros dados, do tipo temperatura e coloração da mão. Sem isso, não há como dizer exatamente o que é.
    Provavelmente é falha circulatória e, provavelmente, necessitaria de uma fisioterapia ou drenagem linfática.

    0
    Drª. Andréa Potter
    Drª. Andréa Potter
    Clínica Médica
    Iguaba Grande / RJ
    Marcar consulta
Paciente de 65 anos, faz tratamento antidepressivo, passou a emagrecer sem motivo aparente, sentindo "moleza, sem coragem. Sente cãimbra nas panturrilhas, não tem vontade de fazer nada, só dormir. Obs.: come bem, tem apetite, pq o emagrecimento?
  • Uma boa opção, talvez a melhor, seria procurar um médico geriatra, pois as pessoas idosas tendem a ter mais de uma doença associada e precisam de um tratamento integral. Mesmo que um agravamento do quadro depressivo não possa ser descartado, existem outras possibilidades como distúrbios eletrolíticos, problemas neurológicos etc.

    0
    Dr. Alaor Miguel
    Dr. Alaor Miguel
    Clínica Médica
    Psiquiatria
    Anápolis / GO
    Solicitar agenda
  • A perda de peso no idoso, em geral, tem múltiplas causas. Perder peso nem sempre é sinal de doença grave, mas quando o início é repentino e a perda é importante, é necessário ir ao médico para identificar a causa e definir o tratamento adequado.

    Algumas causas comuns de perda de peso são: câncer, diabetes, dificuldade para se alimentar, problemas orais, hipertireoidismo, depressão, infecções, doenças no fígado, uso inadequado de medicamentos, apetite reduzido e doenças cardíacas.

    Um médico Geriatra pode ajudar a definir a hipótese diagnóstica para o paciente idoso e realizar a investigação e o tratamento desse sinal.

    0
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.