Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Boa noite, Dr. Com os sintomas que li na internet, achei que o mais parecido é prurido crônico. Há 3 anos começou com coceiras na cabeça, mais tarde passou para as costas e a agora para as pernas. Estou com 90 anos. Informe se tem cura, por favor?
  • Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.

     

    Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.

     

    De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.

     

    Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.

     

    Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.

    0
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Minha mãe está vendo pessoas dentro de casa, tem a ver com Alzheimer? Em outro momento, chega no portão altas horas da madrugada chamando pelos vizinhos. Como posso resolver essa situação? Em qual especialista devo levar?
  • Bom dia.
    Então, pode levar - NEUROLOGISTA, GERIATRA OU Até mesmo um médio com Medicina interna/Clinica médica.

    0
    Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Clínica Médica
    Gastroenterologia
    Pelotas / RS
    Solicitar agenda
  • Um bom clinico geral vai ajudar a entender esses sintomas e pode fazer um encaminhamento correto ao melhor profissional: neurologista ou psiquiatra.

    0
    Drª. Brenda de Carvalho Bráz
    Drª. Brenda de Carvalho Bráz
    Clínica Médica
    Nutrologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Eu fiz exame densitometria óssea há 2 anos, o resultado foi excelente. Agora no Rx constou que eu estou com osteoporose na coluna, textura óssea reduzida em C5C6C7 e uma tal de osteofolitose marginal. O que na verdade eu tenho? Só sinto dor no joelho
  • Olha. A densitometria para avaliar a rarefação óssea é mais fidedigna, o Rx pode estar alterado simplesmente por emprego de uma técnica não bem adequada, chamado "muito penetrado". Confie na densitometria. Quanto à osteofitose marginal, se é na coluna, estes são os chamados Bicos de Papagaio, que são crescimentos, protuberâncias ósseas, que podem causar dor.

    0
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Medicina de Família E Comunidade
    Psiquiatria
    Sinop / MT
    Solicitar agenda
  • Bom dia! A alteração da densidade óssea pode ter ocorrido neste período desde a realização do exame de densitometria óssea há 2 anos, recomendo repetir o exame para seguimento. Osteofitose marginal também chamada de bico de papagaio é uma alteração que pode ocorrer independente da alteração da densidade óssea, deve-se verificar possíveis vícios de postura e corrigi-los, assim como é importante iniciar seguimento clínico para acompanhamento. Atenciosamente, Dr Max.

    0
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu pai teve derrame pleural, ficou internado por 3 dias, teve alta hospitalar. 2 dias depois, ele vem tendo muita falta de ar, sempre que o levo ao hospital dizem que o derrame pleural sarou, porém ele continua tendo falta de ar. O que devo fazer?
  • É necessário saber se o líquido apareceu devido à pneumonia, insuficiência cardíaca, doença reumatológica, câncer, etc. Além disso, se ele foi drenado com agulha e mandado para o laboratório ou se havia expectativa de que seria absorvido espontaneamente.
    Falta de ar associada a derrame pleural unilateral pode indicar descompensação cardiológica.
    Outras condições como insuficiência renal e hepática também podem ocasionar derrame pleural.
    Existe a síndrome de Dressler que é a pericardite e pleurite após infarto agudo do miocárdio.
    Converse com o cardiologista, pois o mesmo será capaz de confirmar ou descartar a maioria das possibilidades.

    0
    Dr. Roberto Costa Campos
    Dr. Roberto Costa Campos
    Clínica Médica
    Neurologia
    Santos / SP
    Marcar consulta
Minha mãe fez 80 anos e está com problemas para andar, trava as pernas e para, que atitude tomar? Consultar um geriatra ou um neurologista? O que pode estar acontecendo? Obrigada!!!
  • Um geriatra pode fazer uma avaliação ampla, não só identificando o problema relacionado à mobilidade quanto a outras questões envolvendo a saúde do idoso. Excluir parkinsonismo no caso da sua mãe é um item importante!

    0
    Dr. Tomaz Nunes Mota de Aquino
    Dr. Tomaz Nunes Mota de Aquino
    Clínica Médica
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.