Geriatria - Perguntas respondidas
-
Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.
 
Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.
 
De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.
 
Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.
 
Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.
-
Olha. A densitometria para avaliar a rarefação óssea é mais fidedigna, o Rx pode estar alterado simplesmente por emprego de uma técnica não bem adequada, chamado "muito penetrado". Confie na densitometria. Quanto à osteofitose marginal, se é na coluna, estes são os chamados Bicos de Papagaio, que são crescimentos, protuberâncias ósseas, que podem causar dor.
-
Bom dia! A alteração da densidade óssea pode ter ocorrido neste período desde a realização do exame de densitometria óssea há 2 anos, recomendo repetir o exame para seguimento. Osteofitose marginal também chamada de bico de papagaio é uma alteração que pode ocorrer independente da alteração da densidade óssea, deve-se verificar possíveis vícios de postura e corrigi-los, assim como é importante iniciar seguimento clínico para acompanhamento. Atenciosamente, Dr Max.
-
É necessário saber se o líquido apareceu devido à pneumonia, insuficiência cardíaca, doença reumatológica, câncer, etc. Além disso, se ele foi drenado com agulha e mandado para o laboratório ou se havia expectativa de que seria absorvido espontaneamente.
Falta de ar associada a derrame pleural unilateral pode indicar descompensação cardiológica.
Outras condições como insuficiência renal e hepática também podem ocasionar derrame pleural.
Existe a síndrome de Dressler que é a pericardite e pleurite após infarto agudo do miocárdio.
Converse com o cardiologista, pois o mesmo será capaz de confirmar ou descartar a maioria das possibilidades.
-
Um geriatra pode fazer uma avaliação ampla, não só identificando o problema relacionado à mobilidade quanto a outras questões envolvendo a saúde do idoso. Excluir parkinsonismo no caso da sua mãe é um item importante!