Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá, o geriatra costuma fazer uma avaliação geriátrica ampla, que tem por objetivo detectar deficiências, incapacidades e desvantagens apresentadas pelo paciente e quantificá-las propondo um plano de cuidado. Dentre algumas das avaliações mais importantes estão as relacionadas aos problemas de memória e depressão, osteoporose e risco de quedas, nutrição, sono, etc.
-
Todo geriatra é Clínico Geral, portanto não há um tempo exato. O trabalho preventivo para envelhecer bem é muito importante.
-
Por que será que esse idoso não reclama de dor? Será porque tem alguma dificuldade de se expressar, porque possui algum comprometimento de memória ou algum outro problema que o limita? Para todos esses casos há diferentes maneiras de identificar a presença desse sintoma e o seu motivo. Uma consulta cuidadosa pode ajudar a resolver essas questões.
-
Com o envelhecimento é frequente acontecer diminuição de paladar e olfato, mas existem medicamentos e doenças que podem causar/piorar essa situação. Só uma avaliação médica dirá se isso é decorrente do envelhecimento ou não.