Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Geriatra cuida de pessoas com Alzheimer e com problemas cardíacos?
  • Olá, sim. O geriatra avalia e cuida de todos os problemas de saúde do idoso.

    1
    Drª. Isabella Fioravante Freitas Passos
    Drª. Isabella Fioravante Freitas Passos
    Geriatria
    Ribeirão Preto / SP
    Solicitar agenda
Minha mãe tem 87 anos e está com desgaste na perna direita, com dor e está mancando. Qual o especialista que devo levá-la pra consultar?
  • Olá, para o problema de desgaste na perna direita da sua mãe, com dor e dificuldade de locomoção, existem diferentes especialidades médicas que podem ser consultadas, dependendo da possível causa subjacente do problema, o mais indicado seria o ortopedista ou um médico geriatra para acompanhamento.

    2
    Dr. Caio Matsubara
    Dr. Caio Matsubara
    Clínica Médica
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Bom dia, tenho 54 anos e estou há 1 semana com uma dor que começou na parte posterior do braço, junto às axilas, mas vai descendo até o músculo e tem dias que dói bastante. Devo consultar um geriatra ou um clínico geral?
  • O ideal seria procurar o clínico geral.

    1
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
  • Pode procurar ou um geriatra, que é o clínico geral de idosos, ou um clínico geral de sua confiança! Eles vão investigar a causa deste quadro de dor e indicar o tratamento se for necessário!

    1
    Dr. Marcelo de Oliveira Mundim
    Dr. Marcelo de Oliveira Mundim
    Psiquiatria
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Tenho 75 anos. Acho que estou precisando de um geriatra. Às vezes, esqueço alguma coisa, faço força para lembrar, demoro mas lembro. O que posso fazer? Sou ativa, cuido da minha casa, durmo bem. Faço palavras cruzadas. Leio bastante.
  • Bom dia! As alterações de memória são muito comuns com o passar dos anos, é fundamental se manter ativa, ler bastante, palavras cruzadas também ajudam, assim como tudo o que mantêm o cérebro ativo, desde realizar as atividades diárias, ouvir música, dançar, alimentação e estilo de vida saudável. Das queixas referidas nenhuma caracteriza um sinal de alerta que poderia preocupar em relação à ocorrência de doenças mentais, algumas vezes podem ser decorrentes de tristeza, depressão ou ansiedade com questões do cotidiano, assim recomendo tranquilidade e uma avaliação médica, podendo ser com geriatra, médico de família, clínico ou neurologista.

    0
    • Dr. Paulo Venturelli
    1
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Seria muito bom procurar um geriatra.

    0
    Dr. José Umbelino de Morais
    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
Como evitar ou como melhor conviver com o Mal de Alzheimer?
  • Essa debilidade pode ser minimizada, retardada e até prevenida com os devidos cuidados e estímulos. Alzheimer, não se fala em cura, mas em prevenção e mudança de hábitos, já que a doença envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A Prática Ortomolecular visa auxiliar o paciente por meio de um processo chamado de antioxidação. A oxidação do organismo, provocado pelos radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que, em grandes quantidades, interferem negativamente no funcionamento do organismo) faz com que o sistema nervoso crie condições favoráveis à proliferação destas moléculas devido ao alto consumo de oxigênio, ácidos graxos oxidáveis e ferro.
    Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhores serão as chances de controlar os sintomas. O tratamento ortomolecular com suplementação à base de antioxidantes como vitaminas, minerais e aminoácidos é indicado até mesmo nos quadros mais avançados da doença, quando o intuito é o de retardar a velocidade da progressão da enfermidade.
    Para evitar a doença, recomenda-se alguns cuidados com a saúde do corpo e da mente, independente de idade: mantenha-se ativo física e intelectualmente; adote uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, peixes, frutas e verduras; consulte um médico de confiança e controle o nível de stress no dia a dia.

    2
    Dr. Marco Antonio Campos Casemiro
    Dr. Marco Antonio Campos Casemiro
    Geriatria
    Ribeirão Preto / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.