Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Talvez seu caso possa estar relacionado à alguma irregularidade corneana. Se for, seu médico deve te solicitar uma Topografia Computadorizada de Córnea e realizar seu exame de refração (grau) sem o uso de colírios (a gente chama isso de refração dinâmica) e, após, realizar a refração com colírio (estática). Assim ele saberá com mais exatidão qual o melhor grau a ser prescrito para o seu caso.
-
A bolinha amarela que apareceu dentro da sua pálpebra, acompanhada de arranhão, pode ser um calázio. O calázio é uma inflamação causada pela obstrução das glândulas sebáceas da pálpebra (glândulas de Meibômio), o que leva ao surgimento de um nódulo ou bolinha, geralmente indolor e que cresce lentamente. Ele pode aparecer tanto na pálpebra superior quanto na inferior e costuma não ser infeccioso.
 
Outra possibilidade é o terçol, que é uma infecção bacteriana das glândulas na borda da pálpebra, geralmente dolorosa, vermelha e com pus, mas o calázio tende a ser menos doloroso e mais firme.
 
O calázio pode causar desconforto e sensação de arranhão, e a bolinha amarela pode ser o nódulo inflamado ou acúmulo de secreção. É importante não espremer ou manipular a bolinha para evitar infecção ou piora do quadro.