Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
O crosslinking corneano (CXL) é realizado para estacionar ou diminuir a velocidade de progressão da doença (ceratocone). Não tem finalidade óptica (melhorar a visão). O fato de ter realizado o CXL não quer dizer que não vá necessitar de correção de óculos, lentes ou anel. A visão dupla pode acontecer por vários fatores e, no ceratocone, ocorre quando há um estrabismo visível, latente, dificuldade na fusão de imagens ou diferença de grau entre os olhos. Só saberemos o que seria melhor para você, ao ser avaliado por um médico oftalmologista.
-
O quadro descrito é insuficiente para conclusões, porque tanto embaçamento quanto dor podem ser resultado de inúmeras anomalias óculo-visuais.
Se o embaçamento é antigo, é possível que se deva a AMETROPIA (hipermetropia, miopia, astigmatismo ou presbiopia. Se recente e súbito, é provável que se trate de URGÊNCIA e deve ser examinado logo, antes que se agrave e comprometa permanentemente olho e/ou visão.
Resposta de certeza só pode ser obtida após exame oftalmológico consciencioso.
-
(futuramente, sugerimos mencionar SEXO, IDADE e outros fatores específicos - que influem na resposta)
Supomos que o leitor esteja se referindo a LENTES DE CONTATO (e não de óculos).
Desde que corretamente adaptadas - e usadas conforme instruções do fabricante - não há motivo para imaginar prejuízo com o uso das lentes, salvo sensibilidade individual anômala.
Por regra, lentes RÍGIDAS gás-permeáveis permitem uso contínuo ao longo de todo o dia, ao contrário de lentes HIDROFÍLICAS ("gelatinosas"), cujo uso deve ser limitado ao número de horas indicado pelo fabricante.
Uma regra de ouro é: NÃO INSISTA NO USO DAS LENTES SE OS OLHOS SE TORNAREM VERMELHOS. -
Boa tarde! Sim pode prejudicar. O uso prolongado das lentes de contato pode causar algumas complicações, como ceratite, úlcera de córnea, diminuição das células endoteliais da córnea etc., o que irá causar irritação ocular, hiperemia (vermelhidão), embaçamento visual etc.
Tente não usar suas lentes de contato por mais de 8 horas/dia e se estiver com os olhos irritados não usá-las. Além disso, respeitar o tempo de descarte das lentes e realizar acompanhamento com seu médico oftalmologista regularmente, pois somente ele terá condições de avaliar as complicações inerentes ao uso das lentes de contato.