Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
A Cirurgia do Glaucoma se faz necessária quando não existe mais nenhuma outra possibilidade de tratamento. A cirurgia visa baixar a Pressão Ocular e diminuir, retardar a velocidade de perda visual. Esta pode continuar existindo, mas numa velocidade bem menor, a ponto de manter a visão útil enquanto o paciente viver. Pode acontecer, sim, que após a cirurgia o paciente tenha uma certa perda, mas com o ganho de preservação da visão ao longo de toda sua vida. Coisa que não aconteceria se não tivesse realizado o procedimento. Ou seja, trocou uma leve perda pela manutenção da visão ao longo da vida. Convém lembrar que muito se descobriu em termos de tratamento para o Glaucoma, mas continua a ser um desafio para a Medicina, pois nenhum tratamento é pleno na resolutividade e envolve riscos e benefícios.
-
A secreção ocular aos 6 meses de idade é relativamente frequente. E nada de se preocupar. As vias Lacrimais permitem que toda a lágrima produzida seja escoada até o meato nasal médio e deste para a boca. Pode acontecer que, no primeiro ano de vida, as vias lacrimais ainda não estejam plenamente permeáveis, por conseguinte há acúmulo e retenção Lacrimal que leva a crescimento de germes e formação de secreção. Na maioria dos casos, a massagem Lacrimal, a qual deve ser feita corretamente, insistentemente e com acompanhamento Médico diligente, resolve. Em último caso, se de fato não resolveu, pensar em sondagem Lacrimal. Mas quase sempre a massagem lacrimal resolve e em algumas crianças tarda mais do que em outras. A mãe precisa ter paciência e confiar no Médico.
-
Má qualidade visual que incomoda, não precisa levar anos para procurar ajuda. Procure um oftalmologista que faça Correção cirúrgica guiada por frentes de onda. Que é uma cirurgia para corrigir aberrações ópticas que óculos não corrigem.
-
Em relação ao ceratocone a preocupação com a progressão é prioridade sim. Deve-se indicar aos parentes dos portadores de ceratocone que ainda adolescentes façam exames preventivos com oftalmologista. Quanto mais inicial o diagnóstico, mais cedo se indica tratamento para conter a progressão. Após estabilizado, o ceratocone pode não necessitar de mais nenhum tratamento. Pode necessitar de auxílio de óculos, ou um caso em que não se resolva bem nem com óculos nem com lentes de contato, a opção do implante de anel intraestromal ( na córnea ) tem a finalidade de melhora de qualidade visual , não tem objetivo de correção de grau, mas corrige aberrações de alta ordem . Após o implante do anel , pode ser necessária a prescrição de óculos ou lentes de contato, todavia, agora, com a vantagem de conseguir atingir melhor qualidade visual.