O fato de apresentar cefaleia sugere que seu problema deva ser de origem tensional, sendo que o fato de trabalhar o dia inteiro também reforça este fator. Contudo, não se deve chegar a um diagnóstico sem examinar-se o paciente e sem eliminar-se causas mais sérias. Por esse fato, sugiro-lhe procurar um neurologista para esclarecer a situação.
Seu esposo desenvolveu um quadro de dependência do álcool e a interrupção da ingestão alcoólica provoca quadro de abstinência, com agitação, tremores, podendo chegar a convulsões e mesmo morte. Assim, faz-se necessária uma internação, no caso a internação compulsória é permitida, pois existe risco de morte para o paciente. Na internação será providenciada uma desintoxicação e a situação deve voltar a ficar sob controle.
Acho necessária uma avaliação psiquiátrica para avaliar a necessidade de internação. Uma alternativa a isso pode ser o tratamento em equipe multidisciplinar em CAPS-AD.
Sua cunhada necessita de uma avaliação psiquiátrica extensa, se possível com testes psicológicos associados, como o Teste de Rorschach (ou dos borrões de tinta) que não permitem controle dos resultados pelo paciente, para se chegar a um diagnóstico, o que permitirá avaliar-se qual será o tratamento indicado.
O primeiro passo, no caso da sua filha, é levá-la a um profissional médico psiquiatra, preferencialmente da infância e adolescência, para que se faça uma avaliação cuidadosa a fim de se estabelecer um possível diagnóstico e diferenciar as diversas causas desse tipo de sintoma.
A adolescência é um período difícil e a ansiedade associada à idade pode desencadear quadros incomuns. Por se tratar de sintomas não frequentes, acho conveniente que sua filha seja examinada por um psiquiatra para se chegar a uma melhor definição do problema.
A abordagem de uma situação como essa, exige uma participação familiar envolvendo principalmente os pais ou as pessoas que cumprem este papel na vida do adolescente. O paciente deve ser levado a entender que há uma situação problema e que ele precisa querer participar da solução. Uma abordagem que não considere a opinião dele, terá grandes chances de insucesso.
Precisaremos de avaliação em consulta, com a presença dos responsáveis. Sendo esta consulta e consequente continuidade do tratamento, de grande valia, e bom prognóstico. Tenho ótimos resultados com o tratamento Homeopático, além do Alopático.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.