Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A tricotilomania não tem tratamento medicamentoso específico, apesar de alguns resultados positivos com algumas medicações. Sertralina e fluoxetina não são medicações aprovadas para tricotilomania. Terapia comportamental e reversão de hábito (outro conjunto de técnicas) são os tratamentos mais comprovados.
-
É uma situação difícil mesmo. Esperança e a falta de esperança são crenças. Só que a primeira nos faz caminhar.
-
Sim, um psiquiatra em primeiro lugar pode ajudá-lo. Algumas vezes, descartada alguma causa, um psicólogo com formação em terapia comportamental também pode ajudar a avaliar e gerar intervenções comportamentais.
-
Sintomas de quê?
-
Há algumas explicações alternativas, porém a causa mais frequente é o transtorno do jogo patológico. Leve para uma avaliação com psiquiatra com experiência em jogo patológico.
-
Não há uma fórmula para convencer alguém a ir a um psiquiatra. Insistência da família é um motivo que frequentemente as pessoas alegam para vir ao psiquiatra - ou seja, por vezes vale a pena insistir. Se a pessoa apresenta algum grau de sofrimento, é importante que fique claro que o objetivo é ajudá-la e não puni-la. Mas, como disse, não há uma forma única. Se tiver muita dificuldade, procure um psiquiatra e faça uma consulta: conhecendo os detalhes do caso, por vezes é possível dar orientações personalizadas sobre como ajudar e/ou motivar a pessoa a se tratar.



