Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Em caso de alcoolismo sugiro que busque o CAPS Álcool e Drogas do seu município para avaliação da situação junto com os profissionais do serviço. Caso não tenha sucesso e o paciente não queira ajuda ou não aceite ir ao CAPS se tratar. Sugiro entrar em contato com a defensoria pública solicitando avaliação para internação compulsória.
-
O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) deve ser tratado, preferencialmente, pelos dois profissionais, psiquiatra e psicólogo, em conjunto, pois suas funções se complementam. O psiquiatra ficará a cargo da medicação, fundamental no controle dos sintomas, enquanto o psicólogo atuará através de uma série de abordagens psicológicas, igualmente importantes no auxílio aos pacientes portadores de TAB.
-
Olá! Analisando apenas os sintomas fornecidos, existe a possibilidade de estar sofrendo de um transtorno de humor, como a depressão. Logicamente, temos que descartar outras condições como quadros ansiosos ou patologias associadas tanto psíquicas como orgânicas. Para dar seguimento à elucidação diagnóstica, seriam necessários dados detalhados da história clínica, da doença pregressa e dos dados atuais, cronologia dos início dos sintomas, exame físico etc.
-
Há evidências de um transtorno depressivo, pelo conjunto de queixas. Assim, é indicada a consulta com um Psiquiatra. Paralelamente, também recomendamos uma consulta com um Clinico Geral, pois algumas condições clínicas, como por exemplo um hipertireoidismo, podem "mimetizar" quadros psíquicos.
Melhoras!
-
Olá, ter medos e alterações como você descreveu acontece com todos nós, mas se isso está fazendo você sofrer pode ser indício de que algo mais pertinente esteja acontecendo. O Psiquiatra é um médico como qualquer outro. O seu trabalho não se limita apenas em "passar remédios" e sim em realizar uma avaliação completa e verificar se você está adoentada ou não e lhe orientar da melhor forma. O uso de medicamentos hoje em dia está cada vez mais seguro, então para sanar todas essas dúvidas, procure um médico psiquiatra de confiança. Espero ter ajudado. Abraços.
-
Neurose é um termo que, hoje em dia, geralmente é substituído por transtornos de ansiedade e que se refere a pessoas que sejam excessivamente preocupadas ou tenham medos exagerados ou irracionais (fobias) ou pensamentos intrusivos desagradáveis e absurdos, seguidos por rituais para aliviá-los (transtorno obsessivo-compulsivo) ou reações prolongadas e excessivas a eventos traumáticos (transtorno de estresse pós-traumático) ou crises súbitas de angústia, ansiedade, medo ou desespero, acompanhadas de sintomas como falta de ar, tremores, suor, tontura, vista turva, sensações desagradáveis na barriga, vontade de fazer xixi ou cocô, palpitações no peito, calafrios ou ondas de calor (ataques de pânico).
 
Pessoas ansiosas frequentemente têm mais reações de sobressalto (sustos).
 
Depressões são episódios prolongados de desânimo, tristeza profunda ou incapacidade de sentir prazer, associadas a falta ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, dificuldades de concentração ou pensamento alentecido, agitação ou inquietação, pensamentos muito tristes (lembranças tristes predominantes, sentimentos de culpa excessivos, ideias de morrer - não apenas medo de morrer ou mesmo de matar-se); muitas vezes irritabilidade ou choro frequente também podem estar presentes.
 
Apesar de que as pessoas, com base no que ouvem ou leem a respeito, podem desconfiar de ter determinado transtorno psiquiátrico e mesmo, em alguns casos, descobrir seu próprio diagnóstico, apenas um profissional habilitado (no caso, de preferência, um psiquiatra) poderá dar certeza.
 
Às vezes o psiquiatra prescreverá remédios. Outras vezes, em casos mais leves, sugerirá uma psicoterapia. Na psicoterapia, conduzida por psiquiatra ou psicólogo, a pessoa expõe seus sentimentos, emoções e problemas e, juntamente com o profissional, procura entendê-los e achar saídas. A ideia por trás destas técnicas é que certos problemas em nossas vidas podem trazer emoções e sentimentos negativos e que, resolvendo estes problemas, estes sentimentos podem desaparecer. Muitas vezes, opta-se por uma associação de medicações e psicoterapia.