Depakene - Perguntas respondidas
-
A associação do álcool com o Depakene, pode causar tonturas, sonolência, dificuldade de concentração, como também comprometer o raciocínio e capacidade de julgamento.
Em alguns casos, poderá ocorrer depressão respiratória e diminuição do nível de consciência.
-
Olá, a bebida alcóolica é sempre contraindicada durante o tratamento com esses medicamentos, independente da dose e do quadro clínico. Há um prejuízo de mão dupla, principalmente pelas duas medicações ocuparem os mesmos receptores de células do fígado. Dessa forma, o álcool compromete a eficácia do fármaco e prejudica a depuração (Metabolismo de eliminação), o que faz com que a medicação fique mais tempo no organismo, podendo causar ou agravar efeitos colaterais. Além disso, estando o fígado em parte ocupado com a metabolização do medicamento, o álcool pode ficar mais tempo no organismo e resultar em uma embriaguez com doses menores que o habitual.
A bebida alcoólica às vezes é usada para aliviar sintomas ansiosos pelo seu efeito de desinibição, como para deixar mais calmo ou alegre. Isto pode atrapalhar o tratamento, pois passado o efeito do álcool a tendência é que piore os sintomas de ansiedade, além de condicionar uma dependência química.
De qualquer forma sugiro que converse com seu psiquiatra para que possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, fazendo as orientações necessárias sobre esta associação. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
-
Boa tarde. O depakene pode ser utilizado tanto para epilepsia quanto transtorno afetivo bipolar e, independente de qual seja a sua indicação, não deverá interromper o uso. Além disso, o efeito colateral DOR ABDOMINAL pode ser transitório e em breve, você pode não sentir mais nada, se beneficiando da medicação. Vale a pena conversar com seu médico e reavaliar sintomas, efeitos colaterais e possíveis medicações que possam substituir, se for o caso.
-
Deve procurar seu médico em caráter emergencial. O mais provável é que não seja devido ao Depakene* (ácido valproico), mas há alguns casos de hepatite medicamentosa, que poderia levar a alguns destes sintomas e, desses casos, uma parte ainda menor (cerca de um caso em um milhão de pessoas usuárias) pode ter riscos graves de morte. Se não conseguir falar com seu médico, vá a um pronto-socorro para ser examinado(a).
-
Você não explica de que "crises" se trata - muitos eventos podem ser chamados de "crises". Mas, de modo geral, não se espera que estas medicações levem a "crises", se você está se referindo a algum tipo de crise de transtornos psiquiátricos. Fale com o psiquiatra dela.
-
Conversar com seu médico e relatar o que sente. Se for efeito colateral, ele orienta. Mas, nem tudo é efeito colateral, quando uma pessoa sente algo, após iniciar o uso do remédio: por vezes são sintomas da própria doença ou mesmo coincidência.