OXALATO DE ESCITALOPRAM - Perguntas respondidas
-
Não há contraindicação do uso de zolpidem conjuntamente com escitalopram. Porém, deve-se lembrar que o zolpidem não cura a insônia, apenas trata a insônia inicial (dificuldade de iniciar o sono) e apenas enquanto estiver no organismo. Também, após algum tempo de uso, pode levar a habituação e, com isto, a funcionar menos, sem que se aumentasse a dose. E, se a dose for aumentada a cada vez que ocorrer habituação, os efeitos colaterais (riscos de quedas durante a noite e problemas de memória) também aumentam. Assim, os estudos sugerem que não seja usado por mais que poucas semanas (segundo alguns autores, não mais que duas). Porém, se a insônia for devida a depressão ou transtorno ansioso tratável com o escitalopram e houver resolução do quadro de depressão ou ansiedade, geralmente é possível retirar o zolpidem, com o devido cuidado e a pessoa ficar sem insônia.
-
Pode ser medicamentoso e, quando é, costuma melhorar muito e geralmente desaparecer em dias ou poucas semanas. Mas, deve conversar com seu psiquiatra pois, sem avaliar você, não há como assegurar que a causa seja medicamentosa ou outra.
-
Não.
-
Em pessoas que não tenham insuficiência hepática prévia ou alguma patologia hepática, não se espera que tenha este tipo de efeito colateral.
-
Tendo em vista apenas os efeitos, poderia. Mas, se houver algum motivo específico para seu psiquiatra ter prescrito gotas e não comprimidos, isto poderia ser um problema - de modo que deve perguntar isto ao seu psiquiatra, que conhece você pessoalmente e os detalhes de seu tratamento.