Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá. Primeiro você deve começar pelo geral e abrangente para somente se necessário partir para o especializado. Considerando que tem 77 anos e problema de tireóide, inicialmente um geriatra ou endocrinologista estariam bem indicados, a correção metabólica irá melhorar a memória, a menos que esteja se instalando uma demência. O médico generalista, se não estiver seguro em manejar, irá encaminhar ao neurologista ou até a um psiquiatra.
-
Bom dia! O tratamento do doença da tireóide pode ser feito por qualquer médico clínico, médico de família, geriatra ou endocrinologista. Assim como a alteração de memória em idosos deve ser avaliada com critério por estes especialistas através do teste de memória (Mini Exame do Estado Mental) e também recomendo a Escala de Depressão Geriátrica dada a frequência desta doença nesta idade com sintomas de alteração de memória. A depender dos resultados das escalas e história clínica, outros exames podem ser indicados tais como exames para diagnóstico de eventuais infecções com comprometimento neurológico, dosagem da vitamina B12, tomografia computadorizada de crânio e outros. Atenciosamente.
-
"Na idade que você decidir que quer envelhecer bem"! Essa resposta fala muito sobre o papel do geriatra no cuidado da saúde de alguém: procuramos garantir que o processo de envelhecimento, que se inicia por volta dos 35-40 anos, seja o mais bem sucedido possível! Para isso, o geriatra utiliza de uma consulta ampliada, avaliando aspectos físicos, emocionais, cognitivos, funcionais, sociais. Decisões importantes de saúde serão compartilhadas e as escolhas deverão seguir o que for melhor para cada um, dentro da normatização científica, mas também dos desejos individuais.