Infectologia - Perguntas respondidas
-
Olá! Estes ``caroços`` são provavelmente linfonodos de tamanho maior que o habitual, também chamados de linfonodomegalia.
São várias as causas de linfonodomegalias sendo as infecções as mais comuns.
O infectologista é o profissional mais habituado a realizar esta investigação.
Boa sorte!
-
O exame de sangue geralmente utilizado para diagnóstico de toxoplasmose é a sorologia, na qual dois tipos de anticorpo são avaliados: IgM e IgG. A interpretação deste resultado é baseada no comportamento esperado para esses anticorpos numa curva e, mesmo para profissionais experientes, pode não ser tão óbvia. Se seu resultado deu IgM positivo, é possível que tenha uma infecção aguda, neste caso deve procurar um infectologista, mesmo que não tenha sintomas, e se for uma gestante, deve fazê-lo com bastante urgência. Se seu exame foi positivo apenas para IgG (com IgM negativo), é provável que seja decorrente de uma infecção já antiga, mas procure um infectologista assim mesmo. Caso tenha notado perda na qualidade da visão, independente de qual foi o tipo de anticorpo positivo, procure um oftalmologista com urgência.
-
O herpes labial é causado por um vírus (Herpes simplex tipo 1) que se aproveita de momentos de estresse fisiológico do corpo (alguma doença, extremos de temperatura, estresse da rotina, etc.) para causar lesões. Não existe cura, nem vacina. Mas existem tratamentos que podem reduzir as recidivas. Procure um médico para avaliar seu caso!
-
Olá, boa tarde! Herpes-zoster é uma infecção crônica, sem cura, causada pelo mesmo vírus da catapora que fica "incubado" no organismo e é reativado em momentos de imunodeficiência. É importante investigar causas de imunodeficiência, como HIV, diabetes e doenças auto-imunes. Se acaso tiver mais de 50 anos de idade, está indicada a vacina contra o herpes-zoster, que reduz a frequência dos episódios e melhora a neuralgia pós-herpética (dor). Procure um infectologista.
Att




