Doutor Responde
Login

Infectologia - Perguntas respondidas

Bom dia! Tenho 44 anos e sou portadora de artrite reumatoide. Gostaria de saber se posso tomar a vacina contra herpes zóster.
  • Atualmente temos duas vacinas para herpes zóster disponíveis no Brasil. Uma com vírus inativado (shingrix) e uma de vírus atenuado (zoztavax). Os imunossuprimidos como você não podem receber vacinas de vírus vivos atenuados!!! Então, você pode receber a vacina com o vírus inativado, que é a shingrix! Mas converse com o seu infectologista ou com seu reumatologista para receber uma prescrição das vacinas que você pode e deve usar a depender da sua idade, comorbidades e condições especiais! Fico à disposição!

    0
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Infectologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Minha mãe teve herper zoster há 3 meses, ela tem 81 anos, as bolhas secaram, mas tem muita coceira. Uso pomada aciclovir, mas não está sendo efetivo. Qual outra opção, pois o geriatra disse que a vacina é após 6 meses.
  • Boa tarde!

    Muito provavelmente, a queixa da paciente é decorrente de sequela, pois a infecção não está mais ativa depois de 3 meses. Importante lembrar que o herpes zoster é uma recidiva do vírus da varicela (catapora), e que causa lesão em nervos, não apenas na pele. A pomada de aciclovir tem utilidade limitada, com pouco efeito em herpes simples inicial, e seu uso não é indicado em herpes zoster, especialmente para controle de sequelas.

    Ele pode procurar por um neurologista, ou fazer controle das sequelas com o próprio geriatra.

    0
    Drª. Daniela Ribeiro Tito Rosa
    Drª. Daniela Ribeiro Tito Rosa
    Infectologia
    Goiânia / GO
    Solicitar agenda
Estou tendo repetição de herpes umas duas vezes a cada três meses, o que posso fazer?
  • O herpes simples de repetição é uma condição desagradável, pois causa desconforto e dor. O ideal é que vc trate as infecções o mais precocemente possível e que tente ajustar os pilares de uma vida saudável! O sono, a alimentação, a hidratação, o gerenciamento do estresse, bons relacionamentos, espiritualidade e contato com a natureza! Uma consulta bem feita com um médico de confiança que domine o assunto geralmente traz conhecimento sobre a condição, trazendo assim segurança para lidar com ela. Fico à disposição!

    0
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Infectologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Estou com uma ferida e nela foi comprovada Esporotricose, tem 2 meses que estou sofrendo com tosse, cansaço e falta de ar. Nos Rx e tomografia de tórax não dá nada, a esporo aparece ou não nesses exames? Na biópsia, deu positivo.
  • Bom dia, a esporotricose é uma micose que, habitualmente, tem como porta de entrada a pele e o diagnóstico e tratamento precoces podem fazer com que ela se limite a feridas de pele. Pode haver acometimento de outros órgãos, mas a disseminação é identificada por exames. Importante manter um bom acompanhamento do quadro.

    0
    Drª. Daniela Ribeiro Tito Rosa
    Drª. Daniela Ribeiro Tito Rosa
    Infectologia
    Goiânia / GO
    Solicitar agenda
Fiz um cirurgia do joelho e acabei pegando uma bactéria, meu médico e o infectologista viram os exames e não sabem identificar a bactéria e o PCR só fica oscilando alto, acima de 80. O que fazer?
  • Sinto muito pelo ocorrido! Mas para tratar infecções pós cirurgias ortopédicas é necessário limpeza cirúrgica e antibióticos guiados por cultura! Eu fico à disposição, caso você precise de um apoio!

    0
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Drª. Lícia Borges Pontes
    Infectologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.