Neurologia - Perguntas respondidas
-
O sonilóquio (é assim que se chama esse sintoma) é frequente e pode significar um distúrbio do sono, em geral, sem gravidade. Muitas vezes é dada uma medicação para aprofundar o sono e assim se melhora o sintoma, mas seria importante mais detalhes sobre o sono e se possível um exame chamado polissonografia para um diagnóstico definitivo.
-
Não é comum pacientes com Parkinson apresentarem dores pelo corpo, por isso, a aconselho a procurar um médico para avaliar seu pai. O Parkinson é de controle relativamente fácil, pelo menos nas fases iniciais e podem ser indicadas medicações associadas ou não à fisioterapia e à fonoaudiologia.
-
A Síndrome do Túnel do Carpo consiste em uma compressão do nervo mediano ao nível do punho. O tratamento depende da gravidade dos sintomas apresentados. Em casos leves, bastará um tratamento clínico à base de anti-inflamatórios e um emagrecimento moderado para alívio do quadro. Em casos mais graves com atrofia muscular, perda de força ou dor muito severa, será necessária descompressão cirúrgica. Esta se trata de cirurgia simples, com anestesia troncular ou local.
-
A cefaleia ou dor de cabeça tem numerosas causas, a maioria sem maior gravidade, mas algumas indicativas de problemas sérios como de infecções meníngeas e neoplasias cerebrais. Assim, cada caso deve ser bem avaliado e o tratamento deve ser baseado em uma consulta individualizada. A existência de um tratamento natural vai depender da causa determinante. Realmente, as mulheres sofrem mais de um tipo de cefaleia que é a mais frequente dentre todas as encontradas: a migrânea ou enxaqueca e esta se relaciona com as variações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. A prevenção da enxaqueca deve ser individualizada para cada tipo de paciente.